Para parar
e pensar

"Levante-se, seja corajoso, seja forte! Saiba que você é o criador do próprio destino. Toda força e ajuda de que você necessita estão dentro de você."

Swami Vivekananda

 


Agenda



CONHEÇA NOSSAS INSTALAÇÕES
E HORÁRIOS

Formação em yoga para crianças – Inscrições até 30 de abril

 

 


 

 

Bem-vindo ao Ganesha

O Ganesha - Centro de Cuidado do Ser, é um núcleo de práticas que visam o cuidado e o aprimoramento dos vários aspectos que constituem o ser humano: o físico, o energético, o emocional, o mental e o espiritual - valorizando o ser integral.

Atua desde 1981 na área do Yoga e Terapias Diversas, com profissionais qualificados, com o objetivo de promover o bem estar e auxiliar as pessoas a encontrar perspectivas saudáveis e gratificantes para viver.

O indivíduo que desperta suas potencialidades, tem uma participação mais consciente, ética e benéfica na sociedade e no planeta.

O Logotipo

O logotipo do Ganesha - Centro de Cuidado do Ser, é o símbolo de sua proposta: um praticante na posição meditativa, sobre uma flor de lótus, que representa a transmutação que ocorre com a prática do Yoga, pois ela nasce na lama e se ergue majestosa e linda para o céu, com o Sol - a energia expansiva e ativa de um lado - e a Lua, energia introspectiva e receptiva de outro, em harmonia com o Universo.

O Deus Ganesha

O nome de nosso Centro faz referência a um deus da rica mitologia indiana, que tem a cabeça de um elefante num corpo humano. Ganesha é uma das figuras mitológicas mais adoradas na Índia, independentemente da religiosidade. Ele está presente em todos os lares, nas ruas, nos estabelecimentos comerciais e as pessoas lhe oferecem frutas, flores e incenso. É considerado "aquele que remove os obstáculos do caminho" e proporciona aos seus devotos prosperidade material e espiritual. Em situações difíceis e cotidianas os indianos repetem seguidamente seu nome: Sri Ganesha, Sri Ganesha, Sri Ganesha.

Os deuses indianos têm algumas características humanas, assim, Ganesha é vaidoso, gosta de ser lembrado e de receber oferendas. Sua imagem nunca fica escondida, está sempre na porta de entrada, destacada, enfeitada e cheia de oferendas.

Ganesha também é o deus do conhecimento, representa o sábio, o ser humano iluminado. Sua figura, com uma grande cabeça, sugere sua enorme capacidade intelectual e sua dedicação aos estudos das escrituras - os textos sagrados da tradição hindu. Suas enormes orelhas indicam que ele ouve os ensinamentos de um mestre realizado.

A tromba representa sua capacidade de discriminação. Sábio é aquele que lida, com lucidez e sem ilusão, com os fatos do mundo tanto material como espiritual. A tromba do elefante é igualmente capaz de colher uma delicada flor como arrancar uma grande árvore.

Numa de suas quatro mãos carrega uma machadinha para destruir os apegos àquilo que produz sofrimentos e que consideramos como nossos obstáculos. Em outra mão carrega um laço, com o qual enlaça a Verdade, a Realidade Suprema. O gesto da outra mão protege a todos, oferecendo coragem e abrindo o caminho na vida de cada um para a prosperidade material e espiritual. Com a quarta mão ele oferece um doce indiano - modaka - para aqueles que trilham com disciplina e dedicação o caminho do autoconhecimento.

Ganesha, também conhecido por Ganapati, é filho de Shiva - deus da transmutação, patrono do Yoga -, prática que nos conduz à transformação dos estados de consciência, e de sua esposa Parvarti, deusa da matéria.  É marcado no centro da testa com cinzas sagradas e carrega um tridente, que o lembra de sua natureza verdadeira, sábia, divina. Sua grande barriga simboliza sua capacidade de digerir qualquer situação, tirando proveito, com sabedoria, de suas experiências.

O rato que aparece no nível do chão representa nossos desejos, a consciência do ego, mundana e identificada com os prazeres imediatos e efêmeros. Ganesha se apresenta acima desse plano, simbolizando um guru, um mestre sábio, daqueles que desejam conquistar seu próprio autoconhecimento e sabedoria.

 

 

© 2004, Ganesha                     Todos os direitos reservados                      Desenvolvimento G4web